AVALIAÇÃO 1
SEMINÁRIO 1
AVALIAÇÃO 1
SEMINÁRIO 1





Q u e m é q u e m ...
... é um pouco da história da Cineantropometria, a partir de suas origens, objetivos, evolução histórica, personagens, métodos de trabalho, chegada ao Brasil e tudo mais sobre a área.
Aqui estão listados alguns dos personagens que contribuíram (consciente ou inconscientemente) com informações, conhecimentos científicos (ou não), métodos, ideias ou apenas divulgaram, promoveram ou apoiaram, mas sobretudo inspiraram os pesquisadores de maneira significativa para o desenvolvimento da área de conhecimento.
A Cineantropometria, traduzido do termo em inglês "Kinathropometry" é um neologismo formado dos radicais gregos kinein (mover), anthropos (humano), metrein (medir). O vocábulo foi usado pela primeira vez em 1972, pelos pesquisadores William D. Ross, Ph.D. (Simon Fraser University, Canadá), Marcel Hebbelinck, Ph.D. (Vrije Universiteit Brussels, Bélgica), Bart Van Gheluwe (Vrije Universiteit Brussels, Bélgica) e Marie-Louise Lemmens, no periódico francófono Kinantropologie ,editado em Liege, Bélgica durante os anos de 1969-1974.
A Cineantropometria foi introduzida no Brasil nos anos 1970, inicialmente no curso de graduação em educação física da Universidade Gama Filho, após os professores Cláudio Gil Soares de Araújo e Paulo Sergio Chagas Gomes fazerem algumas visitas a professores e participarem em eventos no EUA, Canadá e Bélgica. Inicialmente, ainda com o nome de Biometria, os conteúdos incluídos tiveram forte influência dos professores William (Bill) D. Ross do College of Kinesiology da Simon Fraser University (Burbaby, British Columbia, Canadá) e John Edward Lindsay Carter do College of Nutrition da San Diego State University (San Diego, California, EUA).
Personagens

Andreas Vesalius (Bruxelas, 31/12/1514 — Zacinto, 1564)
Andries van Wesel (em Flamengo), mais conhecido como Andreas Vesalius (em Latim) foi um médico renascentista belga, considerado pr muitos como o “pai da anatomia moderna”. Sua obra mais importante foi "De Humani Corporis Fabrica", um atlas de anatomia publicado em 1543.Vesalius revolucionou a o estudo da biologia e da prática médica pela suas descrições cuidadosas da anatomia do corpo humano, feitas a partir da dissecação. Segundo (XXXXX), "o trabalho de Vesalius representou a culminação do renascimento humanístico do aprendizado antigo, a introdução de dissecações humanas nos currículos médicos e o crescimento de uma literatura anatômica européia" (Marcel Flourkin, Brittanica, fonte : https://www.britannica.com/biography/Andreas-Vesalius.
Vesalius morreu em na cidade de Zacynthus na então República de Venice, hoje na Grécia.
Saiba mais
Aleš Hrdlička (Humpolec, 30/03/1869 – Washington, DC 05/09/1943)
Antropólogo, nascido na hoje República Tcheca, que usou a antropometria para o estudo daantropologia de vários povos, principalmente, mas não só, os da América do Norte.
Saiba mais


Jindrich Matiegka (Bebeslov, 31/03/1862 - XX/XX/1941)
Matiekga foi um antropólogo, professor e mais tarde reitor da Charlers University em Praga. Foi o primeiro a sugerir a divisão massa corporal total em quatro componentes (massa óssea, pele mais tecido adiposo, músculo esquelético e restante). Este trabalho sobre morfologia humana foi publicado em em 1921 no Am. J. Phys. Anthropol. (vol. IV, (3)L: 223-230, 1921) que determinar antropometricamente a extensão dos diferentes tecidos, especialmente os ossos. músculos e pele com gordura subcutânea; determinar por métodos fisiológicos as qualidades dos órgãos principais, tais como músculos (reação a impulsos, fatigabilidade etc.), pulmões, sistema vascular, etc.; e (3) determinar, por exame médico cuidadoso, o estado de saúde com possíveis defeitos hereditários graves e outros fatores patológicos do corpo. Este trabalho inspirou outros pesquisadores a estudar o fracionamento da massa corporal.
Saiba mais
Ernst Kretchmer, Ph.D.
(Wüstenrot Império Germânico, 8/10/1888 - Tübingen, Alemanha, 08/02/1964)
Foi um juiz, psiquiatra, professor universitário, psicólogo, psicoterapeuta de fundamental importância no estudo da tipologia humana. A teoria constitucional de Kretschmer se concentra na ideia de que a constituição de uma pessoa (que inclui seu genótipo) interage com o ambiente para produzir características observáveis. Ele acreditava que essas características se manifestavam de três maneiras principais: constituição, caráter e temperamento. Essas manifestações são consideradas interligadas e influenciadas umas pelas outras. No contexto da psicologia constitucional, Kretschmer relacionou os tipos corporais (somatotipos) com as características psicológicas. Ele propôs três somatótipos básicos: Leptossoma: tipo de corpo alto e magro, frequentemente associado a um temperamento reservado e introvertido. Atlético ou Mesomorfo: Tipo de corpo musculoso e forte, associado a um caráter ousado e assertivo. Pyknic ou Endomorfo: Tipo de corpo redondo e macio, geralmente associado a um temperamento amigável e extrovertido. Embora a psicologia constitucional de Kretschmer tenha sido influente no início do século 20, ela foi alvo de críticas e não é amplamente aceita na psicologia contemporânea. A psicologia moderna enfatiza uma interação complexa entre a genética e os fatores ambientais na formação dos traços e comportamento de uma pessoa, e a ideia de somatótipos proposta por Kretschmer não é considerada uma construção psicológica válida no entendimento científico atual.


Albert Richard Behnke Jr., M.D., Ph.D. (08/08/1903-16/01/1992)
Albert Behnke foi capitão da Marinha Americana, formou-se em medicina pela Universidade de Standford em 1930. Realizou estudos de pós-doutoramento na Escola de Saúde Pública na Universidade de Harvard, sobre fisiologia do mergulho. Behnke também é conhecido como o "pai moderno" da composição corporal humana, tendo desenvolvido o método de hidrodensitometria, para a determinação da densidade corporal e, a partir da densidade específica do corpo, determinar a gordura corporal e a massa livre de gordura. Desenvolveu também o ¨Somatograma¨, baseado em medidas antropométricas, para descrever a forma do corpo expressa em unidades de desvio percentual de padrões de referência desenvolvidos a partir de levantamentos antropométricos militares e civis em larga escala. Além disso, Behnke ajudou a desenvolver o U.S Naval Medical Research Command (Falls Church, Virginia, EUA), antes conhecido como Naval Medical Research Center.
William Sheldon, M.D., Ph.D.


John Edward Lindsay Carter, Ph.D.
(Otago, Nova Zelândia, 25/03/1932)
Lindsay Carter ou apenas Lindsay ou Carter tem como sua alma mater a University of Iowa de onde recebeu seu título de Ph.D. Foi professor da University of San Diego desde 1962. Carter é considerado por muitos uma das maiores expressoões da morfologia humana. Junto com a pesquisadora Barbara Honeyman Heath Roll, modificaram o método de somatotipia desenvolvido por William Sheldon, tornado-o metodologicamente mais consistente. Conhecido como "Heath-Carter Somatotye Method é ainda hoje utilizado mundialmente, principalmente (mas não apenas), para determinar o tipo físico de atletas de alto rendimento, contribuindo para a detecção de talento esportivo. O método tornou-se bastante popular no Brasil na década de 1970 após ser introduzido pelos pesquisadores Cláudio Gil Soares de Araújo (CLINIMEX) e Paulo Sergio Chagas Gomes (UERJ), ambos à época professores da Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro, RJ), com diversas publicações com atletas brasileiros, estudantes universitários, ministrando clínicas, workshops e proferindo palestras em vários eventos científicos nacionais.
Saiba mais
Barbara Honeyman Heath Roll, Ph.D.


William (Bill) D. Ross, Ph.D.
William (Bill) D. Ross é conhecido como o "pai da cineantropometria". Ele é um ex-professor canadense da School of Kinesiology da Simon Fraser University em Burnaby, British Columbia, Canadá. Seu trabalho pioneiro em cineantropometria tem sido altamente influente no campo da ciência do esporte e da fisiologia do exercício. A cineantropometria é o estudo científico do tamanho, forma, proporcionalidade e composição do corpo humano, particularmente relacionado ao desempenho físico e habilidades atléticas. Envolve a medição e análise precisas de várias variáveis antropométricas, como altura, peso, comprimento dos membros, dobras cutâneas e circunferências corporais. As contribuições do professor William D. Ross para o campo da cineantropometria ajudaram a avançar nossa compreensão das capacidades físicas humanas e têm aplicações práticas em treinamento esportivo, análise de desempenho e prevenção de lesões.








